Trago hoje para vocês um tema muito importante para NOSSA longevidade e que faz parte da minha vida a algum tempo, a Musculação!
Mas vocês podem estar se perguntando, uma NutriChef falando de musculação?? Sim!! Tudo na vida precisa estar em equilibrio, e de nada adianta ter uma alimentação saudável, se seu sono não está adequado e se você se mantem sedentário. É necessário desenvolver um estilo de vida saudável e alinhar a atividade física com uma alimentação adequada e o descanso necessário, garantindo assim mais disposição no dia a dia, aumentando sua qualidade de vida.
Para alguns, até de uma forma preconceituosa, a Musculação é vista somente como uma forma de aumentar a massa muscular, porém, digo com toda convicção que essa prática nos traz inúmeros benefícios.
Benefícios
Você sentirá em pouco tempo uma melhora na sua disposição física e no seu condicionamento cardiorrespiratório, bem como terá uma diminuição na quantidade de gordura, auxiliando assim no seu emagrecimento, diminuindo risco de diabetes e sendo uma aliada no tratamento de doenças como artrite, osteoporose e depressão.
Quando falamos de aumento da massa muscular, a importância não seria apenas estética, mas sim porque quando ganhamos músculos, temos um aumento da taxa metabólica basal (calorias gastas para manter as funções vitais), por exigirem do organismo um maior gasto energético para sua manutenção. Portanto, mantendo a sua musculatura ativa desencadeia a produção de hormônios responsáveis pela queima de gordura, pela sensação de bem-estar e pelo aumento da síntese proteica, aspectos de grande importância ao longo do processo de envelhecimento.
Ainda quanto ao nosso futuro, precisamos nos antecipar e garantir um Envelhecimento saudável.
Importante se atentar que nós perdemos em torno de 10% de massa muscular entre os 25 e os 50 anos e 30% entre os 50 e 80 anos.
Dessa forma, fica claro que o melhor a fazer é tratar de ganhar músculos logo cedo para amenizar o impacto que teremos na Terceira Idade.
No caso dos idosos, o trabalho muscular com pesos é decisivo e crucial para sua qualidade de vida, pois reduz os riscos de quedas com fraturas, reduz as restrições articulares de movimento, bem como reduz os problemas relacionados à atrite e à artrose.
Então, para quem já se encontra na Terceira Idade, recomendo a prática regular de exercícios físicos, por ser a essência da saúde, claro que, aliada a Alimentação Saudável.
Termino dizendo que, todas as pessoas podem e deveriam praticar alguma atividade física, mas, antes de dar o pontapé inicial, é necessário passar por uma avaliação, seja você portador de alguma doença, ou alguém que se encontra sedentário.
Assim como eu fiz alguns anos atrás, adquira esse hábito saudável de praticar atividade física regularmente e perceba todas as mudanças positivas que você terá em sua qualidade de vida.
Aguardem meu próximo post. Até já!