Olá, primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz de ter você por aqui! Se você chegou aqui é porque tem algo lhe incomodando, como sobrepeso, algum distúrbio gastrointestinal ou tem interesse em Alimentação Saudável e Nutrição, e isso é o começo de tudo, da busca pelo equilíbrio corporal, saúde e bem estar.
Nesse primeiro post do meu blog, gostaria de reforçar a importância da Gastronomia Funcional na Nutrição, que além de promover uma mudança de seus hábitos alimentares, também pode lhe auxiliar na prevenção de doenças pelo simples fato de fazer uso dos próprios alimentos como terapia.
Gastronomia Funcional une a gastronomia básica com os conhecimentos nutricionais, abrange e prioriza ingredientes que possuem propriedades que auxiliam e favorecem o correto funcionamento do corpo humano, ao invés dos que alimentam sem nutrir. De uma forma geral, quanto menos manipulamos ou processamos os alimentos, mais benéficos serão ao nosso organismo. Também procura-se respeitar as restrições alimentares, dietas, bem como alergias e intolerâncias.
Já o Nutricionista, tem como foco garantir que a pessoa tenha uma dieta equilibrada e nutritiva, levando em consideração seu tipo físico e demais hábitos. Porém, se o profissional Nutricionista tiver algum conhecimento em Gastronomia Saudável e Funcional poderá ampliar em muito a sua abordagem buscando melhorar a qualidade de vida do paciente.
Então, mesmo em poucas palavras, creio que seja perceptível que essa combinação entre Gastronomia Funcional e Nutrição parece ser bem valiosa, hein!!....mas ainda assim......creio que você deve estar se perguntando:
Quais os reais benefícios que um Nutricionista com conhecimento em Gastronomia Funcional pode lhe trazer? Cito alguns benefícios que elejo como os principais:
- Mais riqueza em opções de planos alimentares, dessa forma tendo mais flexibilidade para lhe ajudar em suas metas de reeducação alimentar de médio a longo prazo, sem contar a maior adaptabilidade as escolhas dos pacientes.
- Qualidade de vida, cito que uma das torturas é não poder se alimentar do que você gosta, e unindo essas duas frentes, gastronomia com nutrição, consegue-se criar receitas simples e mais saudáveis que permitem uma alimentação mais nutritiva, mas que acima de tudo mantenha o sabor e a satistação do seu dia-a-dia, sem sacrificios ou sentimentos de culpa.
- Auxílio na mudança dos hábitos alimentares, com tendência a redução da ingestão de alimentos industrializados, pois com orientação quanto a nutrientes necessários, bem como modo de preparo adequados, fica muito mais fácil buscar opções saudáveis de alimentação, bem como implementar suas novas, saudáveis e saborosas rotinas alimentares.
- Orientação a ambos os públicos, aos que preferem se aventurar na cozinha e preparar seus próprios alimentos, ou aos que não tem tempo ou disposição para cozinhar, mas terão orientações de como selecionar melhor suas escolhas.
Como vocês puderam ver, me encanta falar sobre Gastronomia Funcional, pois sem sombra de dúvidas, é o equilíbrio perfeito entre Nutrição e a Gastronomia. E quem tem a ganhar com isso?? Todos vocês!!
Lembrando que saúde não se conquista do dia para noite, e sim com pequenas mudanças diárias.
Aguardem meu próximo post. Até já!